logomarca laud arames
     
Escala BWG
 
 



A Escala BWG


É comum identificarmos os arames de aço carbono comum (btc, mtc e atc) pelo seu diâmetro em milimetros, porém quando falamos de arames galvanizados ou revestidos em PVC, utilizamos uma escala de medidas específica, denominada escala BWG.

A escala BWG nasceu em Birminghan, na Inglaterra, inclusive BWG significa Birmingham Wire Gauge (medida de arame de Birminghan), porém esta escala é conhecida também como Stubs Iron Wire. Foi o primeiro sistema de medidas de arames reconhecido como padrão no mundo todo quando a Grã-Bretanha o adotou em 1884. Hoje este sistema se encontra um pouco obsoleto, mas ainda é muito utilizado na medicina para identificar diâmetros de agulhas, arames para sutura, etc. Além, é claro, dos já citados arames galvanizados e revestidos.

Existem outras escalas semelhantes à BWG, como a SWG (Imperial Standard Wire Gauge) que é uma escala também britânica, derivada da própria BWG; e a AWG (American Wire Gauge), escala americana utilizada geralmente para fios não ferrosos. Dificilmente as escalas AWG e SWG são associadas aos produtos que comercializamos na Laud Arames, todavia elas podem, exporadicamente, serem associadas como parâmetros de referência dimensional.

Na Laud Arames, trabalhamos com os fios BWG 4, 6, 8, 10, 12, 14, 16 e 18 para arames galvanizados e com os fios BWG 10, 12, 14 e 16 para arames revestidos em PVC.

Abaixo segue uma tabela com as conversões para milimetros das escalas BWG, SWG e AWG.




Esvala BWG

 

 

 

 

LAUD INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE ARAMES LTDA

Rua Atílo Simonetti, 68
Parque Industrial Araucária - Caieiras/SP
CEP: 07747-100
(11) 4441-3141